terça-feira, 26 de janeiro de 2021

MOÇAMBIQUE PEDE APOIO MÉDICO A CUBA PARA TRAVAR A PROPAGAÇÃO DO COVID19

 Reforço de Recursos  Humanos para o combate à COVID-19


PRIMEIRO GRUPO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE CUBANOS ESPECIALIZADOS CHEGOU HOJE AO PAÍS

No quadro dos esforços do Governo Moçambicano de aumentar a disponibilidade de Recursos Humanos para fazer face à pandemia da COVID-19, o nosso país recebeu no Domingo, 24 de Janeiro, 14 profissionais de saúde cubanos, de um total de 45 previstos que cheguem até Fevereiro, no âmbito da cooperação bi-lateral entre os dois Estados no campo sanitário.

Entre os 45 profissionais fazem parte 30 Médicos Especialistas em Cuidados Intensivos e 15 Enfermeiros  Intensivistas.

O primeiro grupo, constituído por 5 Médicos e 9 Enfermeiros, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Mavalane, por volta das 13h00, num vôo originário daquele país latino. 

Os 14 profissionais entrarão em actividade a partir do dia 27, Quarta-feira, o que está dependente dos resultados da colheita das suas amostras (teste PCR), para o despiste da Covid-19, feito por uma equipa do Instituto Nacional de Saúde-INS, logo à sua chegada.

O segundo grupo, composto por 31 profissionais de saúde, deverá chegar ao país no dia 02 de Fevereiro.

Os profissionais de saúde cubanos foram recebidos no aeroporto por um Comité de Recepção encabeçado pelo Director Nacional de Assistência Médica no Ministério da Saúde-MISAU, Dr. Ussene Isse, que envolveu também o Chefe da Missão Cubana na Embaixada de Cuba, Director Nacional Adjunto de Recursos Humanos do MISAU e Director para Área de Europa e América no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação-MINEC.

Falando para  os Órgão de Comunicação Social presentes no Aeroporto International de Mavalane, Ussene Isse disse que a chegada dos profissionais de Saúde cubanos se revelava de capital importância, uma vez que vai complementar o trabalho que a contraparte Moçambicana já vem fazendo desde a eclosão da doença no país. 

O nosso país regista, desde  o início de Janeiro, um crescente número de novos casos, internamentos  e óbitos devido à COVID-19.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

EU SÓ QUERO AMAR

Eu quero   amar - Eu quero amar , não amar pelo dinheiro ou pela beleza! - Quero amar não pelo interesse ou pela minha tristeza! - Mas...